Paciência: Uma Ferramenta Fundamental Para o Sucesso da Dieta

“Paciência para um praticante de kendo: esperar pelo momento perfeito para atacar.”

Paciência. Quando esperar e quando fazer uma mudança? Como treinador, essa é a parte mais difícil do trabalho. Todo mundo quer resultados agora. Existe pressão para fazer a mudança, mas você não pode ceder a ela. Você deve manter-se objetivo. Tem que escolher o momento certo. – É para isso que o cliente paga.

A falta de paciência leva a decisões apressadas. Quando deixados sós com seus próprios planejamentos, muitos fazem coisas estúpidas. Jogam no meio da dieta dois jejuns de 24 horas, adicionam um trabalho de “condicionamento metabólico”, fazem mais sessões de treino, seguem a dieta Paleo para os carboidratos. E a lista continua.

  • A menos que você tenha um prazo estrito para uma competição, a paciência é a sua amiga.
  • No mínimo, as decisões apressadas podem lhe causar a perda de massa magra e de força que foram conquistadas com muito empenho.

Eu não posso lhe dar regras exatas de quando fazer uma mudança. Além de lembrá-lo da importância da paciência, tudo o que eu tenho para você é a história de um dos meus clientes e a citação de um treinador com muito mais conhecimento e experiência.

O que diz o Martin Berkhan, sobre a paciência:

“Ficar tão seco foi a dieta mais fácil que eu já experimentei. Eu só estava testando em termos de paciência; mas apesar da dieta ser fácil, eu queria muito que ela terminasse, para que eu pudesse tentar algo novo, qualquer coisa. Era um jogo de espera, mas não uma luta contra a fome. Muitos clientes me falaram a mesma coisa. Se eles não me falam diretamente, eu noto isso quando discutimos o que fazer após a dieta.

É claro que eu tenho os usuais pensamentos neuróticos de vez em quando, com mais frequência perto do final. A maioria os têm também. “Eu estou realmente perdendo peso ou entrei em um platô?”, etc. A retenção hídrica tende a confundir a sua cabeça e algumas vezes você não vai ver o seu peso se alterar durante uns 10 ou 15 dias. É aí que as pessoas estarão muito suscetíveis a fazerem algo estúpido. É aí que fica muito difícil de resistir a tentação de cortar mais calorias e adicionar aeróbicos ao treino. Então a maioria das pessoas, incluindo treinadores, faz isso e têm efeitos negativos.

Eles perdem a força ou só ficam esfomeados, tanto faz, alguma coisa acontece e eles estragam suas dietas, chutam o balde por um ou dois dias, tentam retornar ao seu estado anterior fazendo novamente outra coisa estúpida, e assim entram em um ciclo vicioso. Ou simplesmente desistem. É como um efeito dominó que se iniciou devido a uma pequena brisa que moveu a primeira peça. É claro que a coisa fica muito mais fácil quando você tem outra pessoa, um treinador,  para lhe dizer o que fazer.” (Trecho retirado deste post.)

_______________________________________________________________________________________________________________

A História do Cliente Andrew
O período de supervisão havia terminado, quando estávamos conversando sobre o que fazer a seguir, a questão da paciência apareceu e tivemos uma conversa interessante. O que ele disse realmente me surpreendeu e perguntei a ele se poderia publicar o seu e-mail. Sabendo que os comentários de outras pessoas o ajudaram, ele gentilmente concordou. O negrito fui eu quem adicionou.

 

Peso: 77,3 kg -> 75,4 kg, Body-fat:  12,7 -> 7,9% (via DEXA scan)

“Eu queria te enviar um e-mail curto de agradecimento e lhe dizer o quanto você me ajudou. Eu me considero uma pessoa razoavelmente racional e metódica. Eu li todos os artigos do Leangains e do Bodyrecomposition.com – e foi mais ou menos assim que encontrei o seu site. Eu coloquei em prática toda aquela informação durante a maior parte de 2011 e vi alguns resultados, mas por volta de agosto do ano passado eu me perdi completamente. Eu estava variando muito entre os dias de descanso e de treino e aplicava genéricamente todas as regras sem sentido, porque eu não tinha qualquer experiência. Além disso, eu não estava acompanhando a evolução dos pesos na academia ou fazendo as medições corporais semanalmente.

Fazer as medições apenas uma vez por semana foi uma das maiores mudanças comportamentais que eu tive. Eu finalmente estou conseguindo relaxar e deixar as coisas acontecerem e, ainda mais importante, eu aprendi o seu sistema de tomar decisões objetivas acerca do meu próprio progresso e as regras de contagem me ajudaram com o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Eu esbanjei todos os finais de semana, bebendo e/ou comendo comidas “ruins” e ainda assim eu emagreci e isso serviu para me abrir os olhos. Mas além de esbanjar, eu me sinto muito mais confiante em apenas olhar a comida e ter uma noção aproximada do que estou comendo – não tenho mais medo das férias!

Pelos DEXA scans que eu fiz, de 18 de julho a 26 de agosto eu baixei o meu BF de 12,7 para 7,9%. Ao mesmo tempo, ganhei 1,95 kg de massa magra. Ecoarei as palavras de algumas pessoas que lhe escreveram novamente – as pessoas só precisam relaxar e deixar as coisas acontecerem. As pessoas, especialmente nós, as modernas, são incrivelmente impacientes – Eu era e ainda luto com isso, mas se elas apenas seguirem o plano, como todo mundo diz, elas irão chegar lá. Eu fiquei estagnado por quase 6 semanas, e em um final de semana, bum, perdi repentinamente 2,3 kg – foi muito doido!

Continue espalhando a verdade!”

(o texto integral está aqui.)

______________________________________________________________________________________________________________

Aumente a Sua Caixa de Ferramentas de Conhecimento

Com certeza pode ser bem complicado saber quando fazer uma mudança. O platô é algo  esperado ou é preciso mudar as coisas para mantê-las acontecendo? O número de variáveis é grande demais para que eu possa condensá-las de maneira limpa e organizada em um post no blog. Para o treinador a coisa se resume a conseguir olhar para a figura como um todo e tomar uma decisão, para as pessoas confiarem na sua capacidade de enxergar os padrões. Para você, o indivíduo tomando suas próprias decisões, tudo o que eu posso dizer é que, só por que o seu método de acompanhamento não está mostrando resultados, não quer dizer que nada esteja acontecendo.

Conforme eu ganho experiência, eu espero poder conseguir compartilhar essas lições aprendidas de uma maneira útil e com sentido para você. Por hoje, vamos adicionar “paciência” à sua caixa de ferramentas para a dieta.

Outros Itens Para a Sua Caixa de Ferramentas

Em breve:

Eu deverei falar mais sobre “fazer coisas estúpidas” no próximo post.


 

Texto original em inglês

Aviso Legal

As informações contidas neste site são fornecidas somente para fins informativos. Elas não pretendem ser e não devem ser consideradas como aconselhamento nutricional. A informação pode não se aplicar a você e antes de usar qualquer uma das informações fornecidas no site, você deve contatar um médico qualificado, nutricionista, personal trainer ou fisiologista.

Se você utilizar qualquer informação fornecida neste site, você o faz por sua conta e risco e especificamente renuncia a qualquer direito de fazer qualquer reclamação contra o blog Dieta & Malhação, seus empregados ou representantes, como resultado do uso de tais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima